quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PARABÉNS PRA NÓS, GRÊMIO!

Quem me conhece sabe que uma das coisas que eu sempre critiquei foi a rivalidade burra. Aquela que gera ódio, às vezes morte, que puxa pra baixo e que não tem nada a ver com a verdadeira grandeza da dupla GreNal.
Por isso, me sinto tão à vontade para usar este espaço absolutamente colorado e homenagear o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense nos seus 107 anos de vida.
Vindo de uma família obviamente colorada, meu primeiro contato direto com a dor imposta pelo rival foi em 1977, eu com cinco anos, quando o Grêmio quebrou a hegemonia do Inter que já durava oito gauchões.
Aí, a década de 80 veio para instaurar uma rivalidade dentro de mim que nunca mais sairá. Aí começou o jogo.
Primeiro brasileiro, primeira Copa do Brasil, Libertadores, Mundial ( e vamos parar com esta bobagem de Intercontinental, né? Antes reconhecer o Grêmio campeão mundial do que o Corinthians como primeiro campeão mundial FIFA naquele torneio ridículo. Na boa, ninguém pode ser campeão do mundo ganhando do Vasco, no Maracanã.), e a hegemonia do gauchão com 6 longos títulos. Sim, mas o pior ainda estava por vir: a desgraçada década de 90 que trouxe consigo mais duas Copas do Brasil, uma Recopa, um Brasileiro, uma Libertadores, fora alguns gauchões.
Coincidentemente, 90 foi a década em que eu trabalhei na minha querida SLM, a agência do Grêmio. E, por estas coisas do destino, alguns dos anúncios comemorando aquelas vitórias tiveram minha humilde participação.
Eu tenho certeza de que estas duas décadas me ensinaram a secar o Grêmio justamente porque também me ensinaram a admirar sua história, seus títulos e sua torcida. Por isso, gremistas, não fiquem chateados com a secação dos colorados. Essa é a mais legítima demonstração de admiração por tudo o que o Grêmio representa no cenário nacional. E eu tenho certeza de que a secação gremista nesta década esmagadoramente colorada, também parte do mesmo princípio.
Até porque eu sei que nós só estamos arrumando nossas malas para mais um Mundial porque um dia nosso maior rival – e nunca maior inimigo, também alcançou duas vezes o lugar mais alto da América.
Assim como eu também tenho a plena certeza de que o Grêmio um dia vai voltar a conquistar a Libertadores. Porque esta rivalidade de querer sempre estar na frente do oponente é a rivalidade sadia e fundamental. É a rivalidade que empurra pra cima ao invés de puxar pra baixo.
Porque sua torcida é muito grande. Porque sua história sim é que é imortal. Porque o último sábado marcou um divisor de águas para o seu futuro, com um Conselho Deliberativo finalmente oxigenado e cheio de gente muito bem intencionada e, acima de tudo gremista até debaixo das unhas, como o Márcio Callage, o Minwer Daqawiya e o Adriano Snel – competentes colegas de profissão que eu tenho certeza de que vão me trazer muita dor de cabeça.
E nós colorados, em relação ao Grêmio, seguimos fazendo nossa parte que é secar, secar e secar.
Como aquele irmão mais novo que deu certo na vida, olhamos com um tenro carinho para o irmão mais velho, que um dia foi vencedor mas que nos últimos anos deu azar nos negócios e hoje mora de favor nos fundos da casa do cunhado. (Não esperavam que eu fosse me comportar até o final, né?)
Parabéns, Grêmio. Obrigado por tudo. E mais 107 anos de vida pra vocês. Que também significarão mais 107 anos de vida pra nós.
                                  *Anúncio feito na SLM para a conquista da Copa do Brasil/97.

17 comentários:

  1. Esse Soletti, cada vez mais me surpreende! Que texto, presidente, que texto! Quem dera todos os torcedores do Inter e do Grêmio terem essa lucidez e pertinência, e principalmente essa GRANDEZA!

    Um abraço do amigo Snel

    ResponderExcluir
  2. soletaoooooo, coisa linda, colorado de verdade :)

    ResponderExcluir
  3. Baita texto Soletti! E esse aí é apenas um dos grandes anúncios criados por ti naquela gloriosa época gremista, houve muitos outros! Um puta abraço!!! Eugênio

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelas palavras.
    Assim, a maioria da torcida Gre-nal tivesse 10% do teu pensamento.
    As mortes e brigas estúpidas estariam com os dias contados.

    ResponderExcluir
  5. belo texto Soletti!
    valeu
    forte abraço tricolor
    Marcus V

    ResponderExcluir
  6. Gostei só da parte que tu escreveu que eles estão morando de favor.

    Daniel Martins

    ResponderExcluir
  7. Que grande texto, Soletti.
    Cês deixaram "os fundos da casa do cunhado" meio bagunçada, mas a gente organiza pra quando cês voltarem.

    Forte abraço e, mais uma vez, parabéns pela clareza de pensamento e excelência na construção da idéia. Mestre!

    Augusto Mattos

    ResponderExcluir
  8. Meus parabéns pelo reconhecimento e grandeza.
    Um abraço
    Daniel Morim

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo teu lindo texto! Emocionante! beijão

    ResponderExcluir
  10. É isso aí, um rival à altura só engrandece a vitória! parabéns,
    Abraço tricolor.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  11. Mandou muito bem Solettão. Grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Belo exemplo, El Presidente. Emocionantes as palavras. PARABÉNS pra ti também!

    ResponderExcluir
  13. Mandou muitíssimo bem professor. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Sensacional. Muita lucidez. Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Até na hora de homenagear o maior rival os colorados estão melhores!

    Muito bom!

    []s.

    ResponderExcluir
  16. Melhor que o texto em si, só a forma de pensar. Demais, Soletti

    abs

    ResponderExcluir
  17. uhsuahushaushaushua
    coloradinho É MUITO PUTO MESMO...........
    auhsuahsuahsuahsuashuashuash

    ResponderExcluir