sexta-feira, 27 de julho de 2012

MEUS 40


Eu fiz 40 anos em maio. Digamos que cheguei na metade da vida ainda aproveitável em sua quase plenitude - respeito opiniões em contrário, mas acredito que depois dos 80, cada dia vivido é um bônus que o universo dá pra você por bom comportamento.
Nestes 40 anos, passei a me dar conta de um monte de coisas. Algumas eu já coloco em prática. Outras, eu ainda não consigo. E tem aquelas que eu ainda não posso.

Eu fiz 40 anos e já constatei que:

1) Aquela professora por quem fui apaixonado na segunda série do primário nem era tão maravilhosa assim.

2) O Mussum era o trapalhão mais engraçado do quarteto e não o Didi, como eu sempre imaginei.

3) Não adianta colocar a culpa na “vontade de Deus” pelas cagadas da humanidade ou pelas próprias.

4) A memória, principalmente em relação à fisionomia e a nomes, já me trai impiedosamente em alguns momentos.

5) Eu já não posso comer nada pesado à noite sob pena de morrer de azia na madrugada ou queimado pelo líquido quente que vai até a minha garganta.

6) Chinelo de lã é bem melhor que Havaianas no inverno.

7) Os meus jatos de urina já não são tão fortes. Isso inclui o primeiro da
manhã.

8) A morte dos parentes, amigos e conhecidos mais velhos já não é algo tão distante assim.

9) Deus talvez não seja um homem barbudo, com bata branca e que vive nas nuvens escolhendo quem vai nascer e quem vai morrer. E que toda essa simbologia seja apenas traduzida como o bem que fazemos aos outros.

10) Carro de tiozão é muito mais confortável que os carros que eu tinha antigamente pra pegar mulher.

11) Eu já preciso fazer um exame de próstata.

12) Dizer “Eu te amo” não é uma fraqueza. Mas uma singela forma de dizer que, sim, você se importa com alguém e talvez não viva sem esse alguém. E que isso pode ser ensinado até pela sua irmã mais nova.

13) O PES é mil vezes melhor que o FIFA.

14) Eu preciso mais do meu psiquiatra do que ele de mim.

15) Não se guarda dinheiro para casos de doença. Mas sim para aproveitar a vida.

16) Meu pai tem razão sobre a maioria das coisas que ele falava na minha adolescência e sobre as quais eu, adolescentemente, debochava.

17) É maravilhoso ter filhos. Não para perpetuar a espécie, mas para perpetuar os bons valores nos quais você acredita. Se você não tem bons valores, não procrie.

18) O Globo Repórter, às sextas-feiras à noite é melhor que passar frio numa fila de balada.

19) Eu não faço mais academia pra ficar bombado. Mas para me manter vivo e saudável.

20) O inverno já não é mais tão legal. Principalmente quando se tem uma filha alérgica.

21) Perdi o medo de ser demitido. E vai por mim, você produz muito mais e melhor quando o apego excessivo ao seu emprego – não ao seu trabalho, some.

22) A gente começa a se arrepender das coisas que ainda não fizemos com nossos pais. Eu, por exemplo, nunca fui caçar perdiz com o meu querido pai.

23) Os amigos e o respeito profissional que eu conquistei até aqui valem muito mais que qualquer prêmio de propaganda que eu já ganhei.

24) A mulher que eu conheci há mais de 10 anos é mais que a minha mulher ou mãe da minha filha: é minha parceira, minha amiga, minha confidente e alguém com quem eu quero passar a outra metade da vida mais o meu bônus por bom comportamento.

25) Eu já tive que comprar o aparelhinho que corta os cabelos das orelhas e do nariz.

26) Quando olho alguma celebridade e penso: “Putz, como ele tá velho...” eu automaticamente também lembro que o tempo não passou só pra ele.

27) Tempo demais agachado vai trazer alguma dorzinha nas costas.

28) Levo muito mais tempo para emagrecer. Sim, não é só você que envelhece. O seu metabolismo também.

29) Tô cheio de histórias pra contar. Algumas verdadeiras, outras nem tanto. Mas que eu já contei tantas vezes que virou verdade. E outras tantas que eu nem lembro mais, porque afinal, já tenho 40.

30) Sim, eu já sei que vou morrer um dia. Meu psiquiatra me lembra disso quase que toda sessão.

31) A minha farmacinha particular é quase maior que a do SUS e eu já carrego na carteira o meu primeiro cartão Panvel. Antes que eu me esqueça: já tenho um aparelhinho pra medir a pressão.

32) Eu não durmo mais até o meio-dia. E não é porque minha filha acorda às 6 da matina. Mas porque meu corpo começa a doer miseravelmente.

33) Acabou a chance de eu me tornar um jogador de futebol profissional.

34) Eu me divirto nas rodinhas de gente mais jovem quando evoco uma referência muito antiga (Spectreman, Barbapapas ou Vila Sésamo, por exemplo) e fica todo mundo me olhando como se fosse o ET – olha aí outra. 

35) Eu já consigo ver todos os outros encantos de uma mulher além da beleza e de um corpo perfeito.

36) As dívidas do passado caducaram. Decidi não cobrar mais nada de ninguém. E isso está me deixando mais leve.    

37) Estou mais chorão: Lata Velha, Lar Doce Lar e até as maldades da Nina com a Carminha me fazem chorar hoje em dia.

38) Eu já tenho um rádio AM pra poder ouvir o “noticioso” dentro do box enquanto tomo banho.

39) Porra, eu sou mais velho que o Guiñazu e qualquer outro jogador da série A do Brasileirão (a menos que o Tulio Maravilha jogue pelo Botafogo este ano).

40) Nos meus últimos cinco minutos da vida eu não quero lembrar dos momentos ruins. Mas dos bons. E para isso, eu tenho que viver mais momentos bons do que ruins.

41) A gente aprende que as conquistas dos teus amigos são tão legais quanto as nossas. Por exemplo: acabei de descobrir que Vini Marques e Luci estão grávidos. Que venha tão abençoado quanto vocês.

42) E ao contrário do que muitos dos que estão lendo isso possam pensar, estou passando pela fase mais apaixonante da minha vida: mais apaixonado pelo meu trabalho, pela minha família, pelas minhas coisas, pelos meus momentos de lazer, pelos meus amigos, pelo meu Inter. Porque no fim das contas, o mais importante é a paixão que você investiu em cada momento da vida. O resto é só a borda de catupiri.     
Ele tá certo.

10 comentários:

  1. Um texto de coração, com o tamanho do teu grande coração, Soletti. Espero que o texto dos 80 anos seja ainda melhor, e que eu, que estarei com 82, esteja usando o meu bônus para poder desfrutá-lo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bah, compartilho cada uma das tuas conclusões, meu caro. E mais algumas que surgem quando a gente se aproxima dos 50...

    ResponderExcluir
  3. Nunca nessa vida que o PES é melhor que o FIFA! Mas fica tranquilo, tu tem 40 anos para descobrir isso. :D

    Grande Abraço cara!
    Gerson Lumi.

    ResponderExcluir
  4. Orelhudo...saudades enormes de ti meu irmão!!!! Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  5. Bah! Eu to nos trinta e, tirando o exame de próstata, o aparelho pra cortar os pelos da orelha e do nariz e alguma ou outra coisa ali me identifiquei muito. Não é fácil envelhecer, mas é afú pra cacete.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Um grande abraço e felicidades até o bônus!

    Geferson Barths

    ResponderExcluir
  7. Parabéns soletti! Beijo, mariana candiago

    ResponderExcluir
  8. Adorei Soles, muito bacana, ainda mais porque fiz 40 esse ano também. Só não concordo com o item 11. Já faço esse exame ha muuuitos anos. Abraço Saudade

    ResponderExcluir
  9. E eu que ainda estou nos vinte me emocionei..lindo mesmo.

    ResponderExcluir